Confraria de Carcavelos no IX Capítulo da Confraria do Bucho Raiano

Muito bem representada pelos confrades – Glória Reino e Fernando Mesquita – a Confraria do Vinho de Carcavelos esteve presente no IX Capítulo da Confraria do Bucho Raiano que teve lugar no passado sábado, dia 10 de Fevereiro, no Sabugal e no Casteleiro. Aproveitamos para referir que o bucho – um enchido de fumeiro – é porventura o prato de excelência das terras raianas beirãs.

PREPARAÇÃO: Feita a matança e a desmancha do porco, juntam-se num barranhão pedaços de carne da cabeça, orelhas e rabo, de mistura com a carne que restou agarrada aos ossos. Temperada com sal e pimentão é deixada a marinar durante três dias. Segue-se o enchimento do bucho e a sua colocação no fumeiro a fim de secar ao calor da lareira.

Respeitando o receituário antigo, o bucho deve ser cozido ao lume, em panela de ferro, durante três horas, envolto num pano de linho. Vai à mesa rodeado por grelos de nabo e batata cozida e acompanha com um bom vinho tinto da região. Foi isso que os presentes almoçaram neste dia de Capítulo.

Uma última palavra para dizer que o objectivo da Confraria do Bucho Raiano, fundada em 2009 e sedeada no Sabugal, é dar a conhecer o bucho e demais gastronomia da raia, contribuindo para que se transforme numa oportunidade económica para a região.

Contacto