Vinho de Carcavelos e Guitarradas

Com a presença de Rui Veloso e Miguel Araújo decorreu no passado sábado, dia 22 de setembro, na Adega do palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, uma conferência de imprensa que deu a conhecer uma iniciativa a que a Confraria do Vinho de Carcavelos, juntamente com a Câmara Municipal de Oeiras, se associou, no âmbito das comemorações dos 110 anos da Região Demarcada do Vinho de Carcavelos.

Pretende-se então, que a partir dos barris do vinho de Carcavelos (os quais terão pertencido ao Marquês de Pombal) se construam instrumentos musicais. Redescobertos pelo luthier Adriano Sérgio, estes barris, feitos de madeiras exóticas e de valor histórico precioso, ganham agora uma nova vida. A apresentação do projecto contextualiza:

Em 1755, Lisboa foi quase totalmente destruída por um dos maiores terramotos de que há registo. O acontecimento teve um enorme impacto por toda a Europa, servindo de acelerador para o abrangente movimento histórico que se transformou no Iluminismo. Foram exploradas novas ideias e a destruição do porto de Lisboa levou aos primeiros exemplos de solidariedade entre nações europeias. Há incontáveis testemunhos do significativo impacto que este desastre natural teve nas mentalidades europeias, cujo eco ainda se faz sentir na forma como vivemos hoje. Poucas coisas sobreviveram ao terramoto, entre essas preciosidades históricas, existe um conjunto de barris de vinho que pertenceram ao Marquês de Pombal. Os tonéis foram recentemente redescobertos pelo luthier português Adriano Sérgio. São feitos de madeiras exóticas e constituem um material de excelência para a construção de instrumentos musicais de igual valor histórico precioso. É aqui que a sua existência ganha uma nova vida. Juntamente com os Vinhos de Carcavelos (que ficarão com alguns barris para exposição nas suas adegas) e quatro dos melhores construtores de guitarras do mundo (que construíram para artistas como ZZ Top, Kirk Hammett de Metallica, George Benson, entre outros), propuseram-se a desenhar e criar uma série de instrumentos únicos feitos da madeira destes barris, inspirados pela época histórica e pelos acontecimentos consequentes do grande sismo. Daqui a um ano serão reveladas as cinco guitarras construídas a partir desta madeira!