III Encontro de Confrarias Enogastrónomicas

Mesa de abertura do III Encontro de Confrarias Enogastronómicas do Alentejo

Com a finalidade de repensar o papel das Confrarias Enogastronómicas no desenvolvimento local e regional, realizou-se no sábado, 23 de fevereiro, em Évora, no auditório da CCDR do Alentejo, o III Encontro de Confrarias Enogastronómicas do Alentejo. Constituíram a Comissão Organizadora as seguintes confrarias: Gastronómica do Alentejo, Enófilos do Alentejo e Moenga (todas de Évora).
Convidados especiais deste III Encontro: a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal – representada por Paulo Damásio da Confraria dos Vinhos Verdes e Maria de Lurdes Vaz e Manuel Machado ambos da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos – a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas,  a CCDR do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora na pessoa do seu Presidente.
Para além das 3 confrarias organizadoras deste Encontro, estiveram presentes os gastrónomos de Sousel, os  gastrónomos do Norte Alentejo, os enófilos do Vinho da Talha (Vila de Frades) e a confraria vínica do Alentejo (Portalegre).
Findo o debate de ideias os cerca de cem participantes deslocaram-se para o Rocio de S. Brás onde tiveram oportunidade de confraternizar num excelente almoço de partilha no qual não faltaram, nem os pastéis de Carcavelos, nem o cada vez mais requisitado vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”!
À Comissão Organizadora deste III ENCONTRO DE CONFRARIAS ENOGASTRONÓMICAS DO ALENTEJO enviamos os nossos parabéns por esta magnífica iniciativa!

Contacto