Reunião AMPV e Gala da Cidade do Vinho 2019

GALA CIDADE DO VINHO

No dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu no Museu do Douro (Peso da Régua I Cidade do Vinho 2019) o seu Conselho Directivo. Em representação da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos esteve presente Maria de Lurdes Vaz. Entre outros foram analisados os seguintes assuntos:

  • Candidatura da AMPV a Sistema de Apoio a Acções Colectivas / Cooperação para a Inovação dos Produtos Vitivinícolas;
  • Aprovação do protocolo “Cidades do Vinho”;
  • Aprovação do Regulamento do Concurso de Ideias para a Cidade do Vinho;
  • Aprovação da adenda ao protocolo com a Associação dos Municípios com Centro Histórico;
  • Aprovação do protocolo com o Ministério da Agricultura;
  • Presença da AMPV na Feira Nacional da Agricultura (edição 2019);
  • Apresentação do site www.enoturismo.pt

Sábado foi dia de visita a uma das mais antigas quintas do Douro: a quinta de Seara D’Ordens, na família Moreira desde 1792. Foi também dia para ir até ao miradouro de S. Leonardo de Galafura com uma lindíssima vista para o Douro vinhateiro. De tarde realizou-se uma visita guiada ao prestigiado Museu do Douro e, já de noite foi tempo para se assistir à Gala comemorativa da abertura de um ano (2019) muito especial para a Régua: o ano em que será “Cidade do Vinho” sucedendo assim a Torres Vedras/Alenquer.

Um parêntesis para referir a existência de um forte elo de ligação entre o Peso da Régua e a Vila de Oeiras: Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e também Conde de Oeiras. Na verdade foi este Conde-Marquês o criador de uma das primeiras regiões demarcadas do mundo, senão a primeira: a região vitivinícola do Douro!

A Confraria do Vinho de Carcavelos (e a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal) agradecem ao Presidente da Câmara Municipal da Régua, Dr. José Manuel Gonçalves, e ao Secretário do Gabinete de Apoio à Presidência, Francisco Cardoso Arcanjo, por todas as atenções recebidas que fizeram com que esta visita ao Douro se tenha tornado inesquecível!

 

Contacto