CONFRARIA DOS ENÓFILOS DO VINHO DE CARCAVELOS NOTÍCIAS

CONFRARIA DOS ENÓFILOS DO VINHO DE CARCAVELOS NOTÍCIAS

SEXTA-FEIRA dia 30 de Maio I 21:00 I BIBLIOTECA MUNICIPAL DE POMBAL
Decorreu no dia 30 de Maio, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Pombal, a convite do seu Director, Dr. Nelson Pedrosa, e perante uma plateia muito interessada, a iniciativa “Palavras que iluminam a noite” desta vez dedicada ao tema: o vinho de Carcavelos, de alimento a património singular, conferência a cargo do Dr. Mário Lisboa. A Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, através dos seus confrades, Maria de Lurdes Vaz e Manuel Machado animou a conferência com uma prova de “Carcavelos” com as seguintes referências: Villa Oeiras 7 anos, Quinta dos Pesos 1991 e Villa Oeiras 15 anos. Mas o mais importante mesmo foi podermos continuar a divulgar este vinho que o Marquês de Pombal tanto ajudou a projectar no mundo inteiro! O nosso obrigado à Biblioteca Municipal de Pombal, na pessoa do Dr. Nelson Pedrosa e ao Dr. Mário Lisboa pelas excelentes informações transmitidas a todos com imensa sabedoria!

Sábado dia 1 de Junho. Manhã I Turismo de Monção I Hotel das Termas.
Através dos seus confrades Maria de Lurdes Vaz e Manuel Machado a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos participou em Monção no Capítulo da Confraria do Alvarinho, onde, entre outros foi feito Confrade o Presidente do IVV I Instituto da Vinha e do Vinho o Dr. Bernardo Gouveia. Após o Capítulo realizou-ase um almoço no Hotel das Termas para cerca de 200 pessoas onde se destacou o famoso “Canário”, um one man show sobretudo em “Cantares à Desgarrada” também ele feito confrade neste mesmo dia. Um Capítulo para recordar!

Sábado dia 1 de Junho. Noite I Festivinhão I Arcos de Valdevez
Foi a vez da Confraria do Vinho de Carcavelos visitar, a convite do Eng. Vítor Correia, da sua Comissão Organizadora, o Festivinhão, um festival que para além de promover os “verdes”, divulga também o vinhão, casta inegavelmente minhota que emigrou depois para o Douro onde ficou conhecida como Sousão. A acompanhar os confrades de Carcavelos esteve sempre o Dr. Paulo Damásio da Confraria dos Vinhos Verdes e dirigente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal. Muito obrigado aos dois!

Domingo dia 2 de Junho. Manhã I Capítulo da Confraria do Arinto de Bucelas
Com a presença de uma delegação constituída pela confreira Grã-Mestre Elisabete Oliveira, bem como dos confrades Miguel Mota Paulino, António Major, Mário Póvoa, Nuno Carolo e Luís Saavedra, a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos participou em Bucelas no Capítulo da Confraria do Arinto o qual se integrou no Festival do Arinto e dos Sabores Saloios, razão pela qual 4 confrades: Miguel Mota Paulino, António Major, Mário Póvoa, Nuno Carolo ainda permaneceram em Bucelas para colaborarem na prova de vinhos que a Associação das Rotas dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares proporcionou ao público. Obrigado a todos estes confrades!
Ver fotos deste acto nesta página.

Domingo dia 2 de Junho. Tarde I Bucelas I Festival do Arinto e dos Sabores Saloios
De tarde e já regressados a Lisboa, os confrades Maria de Lurdes Vaz e Manuel Machado estiveram também em Bucelas para assistirem ao encerramento do Festival do Arinto e dos Sabores Saloios. Antes disso colaboraram numa segunda prova de vinhos que a Associação das Rotas dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares voltou a proporcionar ao público. Mais um sucesso do Arinto. Gratos por nos terem convidado! (ver fotos)

Sábado dia 8 de Junho. Manhã I Inauguração da Feira Nacional da Agricultura
Numa organização da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, um conjunto de confrarias que integrava a Confraria de Nossa Senhora do Tejo, a Confraria dos Enófilos da Estremadura, a Confraria do Arinto de Bucelas, a Confraria Bachus de Albufeira e a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos – com uma delegação composta pelos confrades Maria de Lurdes Vaz, Manuel Machado, António Major e Miguel Mota Paulino – prontificou-se a dar as boas vindas ao Sr. Presidente da República por ocasião da inauguração da Feira Nacional da Agricultura que decorrerá em Santarém nos próximos 15 dias com um extensíssimo programa de actividades. Os confrades de “Carcavelos” tiveram ainda a oportunidade de acompanhar a visita de S. Ex.ª o Sr. Presidente da República à Casa dos Territórios Vinhateiros, uma iniciativa conjunta da AMPV, Associação dos Municípios Portugueses do Vinho a quem cumpre felicitar por mais esta excelente iniciativa. Refira-se que a Casa dos Territórios Vinhateiros terá uma actividade regular neste mesmo espaço nos próximos 10 anos! (ver fotos)

Sábado dia 8 de Junho. Tarde I Cidadela de Cascais
Numa organização da Associação das Rotas dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, realizou-se na Cidadela na tarde de Sábado, 8 de Junho uma harmonização de Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, uma harmonização entre gastronomia e vinhos tendo sido provados pelos participantes, por exemplo, o espumante de arinto com filhós de Bucelas, o Carcavelos “Villa Oeiras” ou o Carcavelos “Qta dos Pesos” com as “Areias” de Cascais e um Colheita Tardia do Casal de Santa Maria com pastéis de Carcavelos produzidos na Lourinhã, entre outra doçaria regional portuguesa. Os nossos agradecimentos ao Dr. Mário Lisboa da Câmara Municipal de Cascais, à Dra. Carla Ferreira da Câmara Municipal de Loures, à Confraria do Arinto e à Cláudia Mataloto pela magnífica mesa de doces que nos apresentou, como se pode ver nas fotos.

Contacto