AÍ ESTÃO OS MELHORES VINHOS DO ALENTEJO I 2019

AÍ ESTÃO OS MELHORES VINHOS DO ALENTEJO I 2019

Numa rotina com periodicidade anual, a Confraria dos Enófilos do Alentejo apresentou os resultados da sétima edição do concurso “Melhores Vinhos do Alentejo”.
A Casa Santos Lima foi desde logo o produtor com maior destaque, conseguindo duas das três Medalhas de Ouro, para as categorias de rosés e tintos.
Os vinhos em causa foram o Valcatrina rosé 2018 e o Monte da Caçada Alicante Bouschet 2017. A terceira Medalha de Ouro foi para a Adega Cooperativa de Borba, com o branco Quintas de Borba 2018. O concurso atribuiu ainda medalhas de Prata e Bronze e 14 Menções Honrosas.
A Medalha de Ouro foi atribuída, em cada categoria, ao vinho que recebeu a mais alta pontuação média do júri, sendo que o grupo de provas foi constituído por Provadores da Associação Portuguesa de Enologia, da Associação de Escanções de Portugal, da Universidade de Évora, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, da Confraria dos Enófilos do Alentejo, Enólogos e ainda por jornalistas da especialidade.
Diga-se ainda que o concurso recebeu 114 inscrições de vinhos: 31 brancos, 11 rosados e 72 tintos.
Por outro lado, foram 40 os produtores de vinhos que enviaram amostras.
Eis os principais prémios:

MEDALHA DE OURO:

Quintas de Borba branco 2018 (Adega Cooperativa de Borba)
Valcatrina by Santos Lima rosé 2018 (Casa Santos Lima)
Monte da Caçada Alicante Bouschet tinto 2017 (Casa Santos Lima)

A Confraria do Vinho de Carcavelos – que esteve presente em Évora no dia 25 de Junho na cerimónia de entrega de prémios – endereça daqui a todos os premiados, os seus mais sinceros parabéns!