CAPÍTULO DA CONFRARIA DA FOGAÇA DA FEIRA

CAPÍTULO DA CONFRARIA DA FOGAÇA DA FEIRA

“Saberes e conhecimentos é o que as Confrarias encerram” foi o que afirmou Gil Ferreira, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira no decorrer do XIX Capítulo da Confraria da Fogaça, logo após a missa em honra de S. Sebastião e uma “Fogaça de Honra”. Depois, na sua qualidade de músico (guitarra clássica) interpretou excelentemente alguns temas entre os quais “Verdes Anos” do saudoso mestre Carlos Paredes.
Por outro lado, o medievalista, Luís Amaral, trouxe para reflexão neste Capítulo, a noção de fronteira (entre a Cristandade e o Islão) bem presente na história da Feira. Magnífica “oração de sapiência”!
Seguiu-se a tradicional entronização de confrades e no final soube bem acompanhar uma emotiva homenagem ao confrade João Correia falecido em Agosto passado. À Teresa, sua mulher, aqui fica um abraço fraterno da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos.
Este XIX Capítulo encerrou com um almoço que teve lugar na Escola Secundária da Feira, e que foi confeccionado por alunos do Curso Profissional de Hotelaria. Houve ainda tempo, quer para um momento cultural, quer para a entrega de lembranças, quer para a canção das Fogaceiros.
A Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos envia os seus sinceros parabéns à “mestrança” desta prestigiada confraria!

Contacto