Realizou-se no passado sábado, dia 7 de julho, no auditório da Templo da Poesia no Parque dos Poetas, em Oeiras, o XIV CAPÍTULO GERAL da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos onde foi prestada uma justa e emotiva homenagem ao Dr. Vasco Avillez, um Homem que dedicou quase 50 anos da sua vida ao mundo do vinho e da vinha e a quem o vinho de Carcavelos tanto deve. Assim, deliberou a Confraria atribuir-lhe o Prémio Meritum Causae, “o mérito da causa”. Foram depois entronizados 9 Confrades de Mérito e 9 Confrades-Irmãos, a saber:
CONFRADES DE MÉRITO
CONFRADES IRMÃOS
A cerimónia contou com a presença da representante da Câmara Municipal de Oeiras, a Vereadora Joana Baptista e com a presença do Sr. Presidente da União Freguesias Carcavelos e Parede, bem como dos representantes das seguintes entidades: CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas) Portugal, Federação das Confrarias Báquicas de Portugal e Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. estiveram também presentes neste Capítulo Geral, uma vintena de Confrarias, uma delas vinda da Galiza.
No decorrer do Capítulo foi apresentado pelo Comandante TAP António Costa Pereira – Confrade-Irmão da Confraria do Vinho de Carcavelos – um resumo do Movimento ao qual tem dedicado grande parte do seu tempo e que se designa por “ZERO DESPERDÍCIO” . O principal objetivo deste generoso e solidário movimento, é promover o aproveitamento de todos os bens alimentares confeccionados sobrantes, distribuindo-os por pessoas com carências alimentares, em condições controladas de higiene e segurança alimentar, evitando assim o desperdício. Depois de validada a fase piloto em 2014, a iniciativa foi reconhecida pela FAO como uma boa prática a replicar globalmente, tendo iniciado entretanto a fase de scaling-up com o financiamento e participação de diversas entidades designadamente autarquias como a Câmara Municipal de Lisboa e outras. Também a Fundação Calouste Gulbenkian se associou ao Movimento Zero Desperdício que tem agora, em 2018, aproximadamente 200 entidades doadoras e 80 entidades receptoras, sendo mais de 7 mil os beneficiários diretos da iniciativa. Um fantástico exemplo de CIDADANIA!
Após o Capítulo propriamente dito, todas as confrarias se dirigiram num cortejo até anfiteatro Almeida Garrett, também no Parque dos Poetas para fazerem a tradicional foto-família e de seguida à gruta de Camões onde a Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos entoou o Hino da Confraria. No auditório havia já sido apresentada a versão do Hino do Carcavelos para orquestra clássica da autoria do Maestro Nicolay Sebastiano Lalov. Voltando ao percurso do cortejo, deve referir-se que, em determinado momento, surgiram das pétalas do magnífico Parque dos Poetas personagens como Florbela Espanca, Fernando Pessoa e Luís de Camões que conversaram e declamaram para os confrades. Uma agradável surpresa!
O almoço, com animação musical, decorreu na adega do Palácio Marquês de Pombal e, por volta das 16:00, a Confraria do Vinho de Carcavelos encerrou da melhor forma o Capítulo Geral entregando algumas lembranças – entre as quais uma amostra do famoso “Carcavelos” a todas as confrarias participantes, desejando-lhes um bom regresso a casa!
Galeria de imagens