No dia 21 de Maio, 3 dos nossos confrades (Anabela Almeida, António Major e Manuel Machado) deslocaram-se à Quinta do Pisão para, a convite de André Miguel – um dos responsáveis por este magnífico espaço – realizarem uma prova de Vinhos “Carcavelos”-
Em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, deparámos com um local onde é possível combinar diversas actividades, como caminhadas, passeios interpretativos, de segway ou a cavalo, e conviver com os burros, as ovelhas campaniças ou os cavalos garranos. Existe ainda um picadeiro e trilhos especiais para mobilidade reduzida.
De facto, deve aqui referir-se que, a agricultura biológica e regenerativa ganhou dimensão no concelho de Cascais desde que foi criada a primeira horta comunitária, em 2009. Hoje, o programa Terras de Cascais, além de 32 hortas, conta com 5 pomares e 4 vinhas, também comunitárias, num total de cerca de 800 parcelas atribuídas a munícipes.
E sem dúvida que a Quinta do Pisão é um dos exemplos de maior sucesso da iniciativa. Todos os anos, cerca de 20 toneladas de vegetais provenientes de agricultura regenerativa e biológica chegam à mesa depois de aqui colhidos. Com perto de 380 hectares, aberta a todos, permite aos visitantes colher e comprar legumes e frutas biológicas, além de organizar muitas atividades de conexão com a natureza e os animais.
A Quinta do Pisão aposta num sistema agrícola saudável, resiliente e biológico, que ajuda a promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água e os solos (in Rev. Expresso)
Foi, para a Confraria do Vinho de Carcavelos, um enorme prazer ter colaborado com a Quinta do Pisão. E estamos prontos para mais provas nesse espaço tão bonito!