Por lapso, o presente artigo não entrou no sítio certo, isto é, junto às peças de Junho pois, cronologicamente falando, era aí que devia estar, uma vez que ocorreu no dia 22 de Junho. Mas como o importante é dar a notícia e fazer o registo de uma actividade, aqui fica a mesma: o nosso Grão-Mestre acaba de publicar um livro cujo lançamento teve lugar, no dia antes indicado, numa das salas do CCB em Belém, com a apresentação a ser feita pelo prof. dr. Mário Simões, Professor Jubilado de Psiquiatria e de Ciências da Consciência da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).
Intitulado “Estados Ampliados de Consciência” deixamos aqui, com a devida vénia e antecipado agradecimento à editora Zéfiro, uma sinopse do mesmo:
UM FASCINANTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO QUE ABORDA AS NOVAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS E MÉDICAS DA TERAPIA PSICADÉLICA, BEM COMO A PROFUNDA LIGAÇÃO ENTRE A ESPIRITUALIDADE E O DESENVOLVIMENTO PESSOAL.
Vivemos numa época em que o desenvolvimento da consciência, a saúde mental e o crescimento pessoal são, cada vez mais, essenciais para enfrentar os desafios do nosso mundo global em constante mudança. Através da nossa consciência, é possível recuperar conhecimentos primordiais, recordar o espírito de comunidade, perceber que tudo na natureza funciona como uma cadeia de união e que, neste momento, se o planeta sofre é devido aos nossos actos, sendo a única forma de o resgatar a de olharmos para dentro de nós mesmos e escutar o êxtase primordial.
O autor, Dr. Armando Soares (vereador do Município de Oeiras e ex-deputado da Assembleia da República), conduz-nos numa viagem de descoberta através deste livro, único no panorama nacional, resultante de anos de investigação académica detalhada e actual, com incidência nas mais reputadas Universidades do mundo, para além de diversas viagens pessoais.
Nesta obra, fica demonstrado como muito do que nos é apresentado é fruto de uma construção social, política e económica. Pretende-se, assim, desbravar terreno em temas ainda considerados tabu por uma grande fatia da sociedade e esclarecer, desmistificando teses infantis do senso comum com dados científicos, bem como despertar o interesse pela procura que todo o ser humano pode empreender rumo a si mesmo.
«”Este é o livro!” – Foi esta a primeira frase que me surgiu após a sua leitura. Talvez tenha sido contagiante o entusiasmo e autenticidade que o autor coloca na sua escrita. É “o livro” e não mais “um livro”, porque trata de um tema candente – o Despertar da Consciência. Esta é entendida como conhecimento, em sentido amplo – ético, ecológico, autoconhecimento e transcendente – obtido de modo experiencial. (…) Na verdade, o autor não se limita às referências científicas actualizadas e outras curiosidades históricas relacionadas com os temas abordados, mas insere críticas e conselhos, que advêm das suas vivências experienciais.»
«Trata-se – na opinião do Prof. Mário Simões – de uma obra titânica! Uma conjugação harmoniosa entre ciência, experiência e espiritualidade. O leitor nunca mais vai olhar ou falar de plantas psicadélicas e Estados Ampliados de Consciência da mesma maneira. Será o livro de referência futura, em Portugal, sempre que se abordarem os temas do despertar da consciência e das plantas psicadélicas.»
Parabéns caro Grão-Mestre!