Integrado na programação do Festival «Terra do Atum» (de 17 a 25 de Fevereiro) – uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, cujo objectivo é divulgar a história do atum e da indústria conserveira em VRSA, ainda hoje presente em muitos dos pratos típicos da cidade ou nos hábitos alimentares dos vila-realenses – realizou-se no passado Sábado, dia 24 de Fevereiro, o X Capítulo da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António.
A cerimónia teve lugar no Centro Cultural António Aleixo e foi precedida de um desfile com as cerca de 50 confrarias presentes, entre as quais a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos. Este cortejo deu a conhecer os tons amarelos e azuis dos trajes da confraria vila-realense, cores que evocam as fardas tradicionais dos operários das muitas fábricas de conservas que existiram na cidade do Guadiana.
Na cerimónia de abertura deste Festival que teve lugar no dia 17 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de VRSA, os participantes tiveram a oportunidade de testemunhar a geminação da Confraria do Atum de VRSA com a homóloga espanhola «Cofradía del Bonito del Norte de Colindres», localizada na Cantábria. Na pessoa do António Cabrita, os nossos parabéns à Confraria do Atum pela magnífica organização deste Capítulo!