A 14 de Dezembro, dois confrades da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos deslocaram-se ao ELOS CLUBE DE LISBOA para fazerem uma prova de “Carcavelos” junto dos convidados de uma vernissage na sede desta prestigiada instituição. António Major e Manuel Machado, tiveram deste modo a oportunidade de promover e dar a conhecer ao público do mundo das artes a “beleza” de uma outra obra de arte: o Villa Oeiras I Carcavelos DOC.
Deixamos agora algumas informações sobre aquilo que é o Elos Clube de Lisboa, quais os seus PRINCÍPIOS e quais os seus OBJECTIVOS:
1.O ELISMO – O Elismo é um movimento cultural de congregação de valores humanos dispostos a defender e promover a boa compreensão entre os povos de TODO O MUNDO.
Veículo de propagação e defesa dos ideais que formam a COMUNIDADE LUSÍADA é, também, o ELISMO, por decorrência e paralelamente, fonte de alta confraternização de todos quantos se integram.
Tendo por trilha inicial a expansão do IDIOMA PORTUGUÊS, assim como de sua origem, cultura, usos e costumes, por lugares, os mais diversos e distantes, sejam quais forem as suas peculiaridades locais, próprias ou típicas, o ELISMO é, ainda, um símbolo de manutenção e sobrevivência, em qualquer parte do mundo, dos princípios e ideais que o HUMANISMO, a HISTÓRIA e a LÍNGUA-MATER conferiram e consolidaram nos homens de todos os tempos.
2.O ELOS CLUBE – Um Elos Clube jamais poderá entender-se como uma unidade isolada.
Cada ELOS é uma fração de um todo; é parte integrante de um conjunto; é peça de entrosagem; é elemento que se prende a outros tantos, formando uma PODEROSA CORRENTE de pensamentos e acção, em função de ideais e fins comuns.
Situado acima das contingências e formulações políticas de cada país onde se instale, o ELOS respeita o sentir e as convicções de cada Elista, como cidadão, mantendo-se alheio a sistemas de governo ou doutrinas de governantes.
Os Elistas também não se distinguem por sua condição social, econômica ou religiosa, já que são equacionados por uma linha de rígida conduta moral e de adesão às finalidades do Movimento.
Reclama o ELOS, a par da UNIÃO DOS HOMENS, a sua identificação na soma de suas forças e esforços para, no campo espiritual, darem relevância a valores étnicos e históricos e, no setor material, postularem para que se tornem práticas e objectivas as recomendações que, no interesse da família, em geral, venham a ser ditadas por Tratados, Convenções e Protocolos Oficiais.
3.O ELISTA – Todo o Elista é nivelado por um mesmo conteúdo moral e por uma mesma dose de idealismo, na luta pela CONGREGAÇÃO DOS HOMENS. Esse é o seu denominador comum, pouco importando as diversidades de sua cultura, cor, religião ou convicções.
O culto ao lar, o respeito à família, a veneração à pátria, o amor ao próximo, a dedicação ao trabalho, a honradez, a irrevogável IDONEIDADE MORAL, e a determinação de fazer vingar os objectivos sociais, tais os pressupostos de sua vocação Elista, que lhe cumpre procurar transferir às gerações mais jovens, como reservas indispensáveis ao futuro do Elismo e à sua sustentação na comunidade que o ELOS simboliza.
O ELISTA é, precisa e deve ser, a expressão dinâmica de uma força actuante em todas as comunidades, despertando-lhes o interesse e a prática das tradições humanísticas e culturais lusíadas.
Objetivos
O Objectivo do Elos Internacional da Comunidade Lusíada esta inserido em sua CARTA DE PRINCÍPIOS que, entre seus elevados ditames gerais objectiva: A defesa, a preservação e expansão da Língua Portuguesa, a defesa e a salvaguarda da cultura dos países lusófonos e de suas comunidades, a defesa e aplicação dos preceitos do humanismo lusíada, o fomento do intercâmbio entre os países, povos e comunidades de língua portuguesa e a promoção da boa compreensão entre todos os povos do mundo.