A aldeia de Moinhos, em Miranda do Corvo, recebeu 44 confrarias no dia do seu aniversário, entre as quais a Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos representada por António Major e Mário Póvoa. Mas recebeu também um outro título de grande prestígio: é que passou a ser – oficialmente – a Capital da Geropiga, após o registo da marca por esta Confraria.
O anúncio foi feito durante o XVII Capítulo da CAGMA, realizado a 29 de março no Centro Cultural dos Moinhos, pelo Grão-Mestre, Filipe Nuno Rosa, o qual encarou o reconhecimento como uma responsabilidade, um legado e uma bandeira distintiva para a aldeia, concelho e região.
“Partilhamos com orgulho e legitimidade que a expressão ‘Moinhos, Capital da Geropiga’ deixou de ser apenas uma afirmação simbólica, está agora oficialmente registada como marca, o que significa ser um “selo de autenticidade, um compromisso com a qualidade e uma bandeira que nos distingue”, sublinhou Filipe Rosa na circunstância. Na pessoa do seu Grão-Mestre, aqui ficam os nossos mais sinceros Parabéns, à Confraria da Geropiga!