Lançamento do selo “Pastel de Tentúgal”

N No próximo dia 17 de Julho, pelas 15h30, na Igreja do Convento da Nossa Senhora do Carmo irá decorrer a cerimónia de lançamento do selo “Pastel de Tentúgal” que integra a emissão filatélica dedicada à Doçaria Tradicional Portuguesa. Grande conquista para o doce tesouro do Baixo Mondego, este selo traduz o reconhecimento da sua importância económica, cultural e social.

Para esta digna apresentação escolhemos o cenário natural para o Pastel de Tentúgal, o Convento da Nossa Senhora do Carmo, local onde aquele se desenvolveu pelas mãos das carmelitas calçadas.

Esta iniciativa será integrada nas Festas em honra da Nossa Senhora do Carmo e irá anteceder a bonita e comovente procissão do Adeus. Após três dias de grande devoção, o povo despede-se da sua padroeira e esta regressa ao seu local de clausura, o Coro Alto do Convento do Carmo, onde irá permanecer até ao próximo ano. Unidos na devoção, os tentugalenses vivem este momento final das festas com grande sentimento.

Esperamos, por isso, a Vossa presença nesta homenagem ao doce símbolo que une a vila de Tentúgal e que traduz, sobretudo, o reconhecimento da cultura de fraternidade e solidariedade que sempre caracterizou a vivência das nossas Irmãs Professas do Carmelo. Com este selo lembraremos, decerto, as pasteleiras de outrora e as de hoje que fizeram e fazem de Tentúgal uma memória doce na vida de muitos.

Por Olga Cavaleiro (Grã-Mestre da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal


Saiba mais sobre o Pastel de Tentúgal

 

O TESOURO DA DOÇARIA CONVENTUAL

O TESOURO DA DOÇARIA CONVENTUAL