Vinhos de Carcavelos estiveram destaque no evento “Vinhos no Pátio”

M ais de 200 rótulos das regiões de Lisboa e da Península de Setúbal estiveram em prova livre na 4a edição de VINHOS NO PÁTIO. A programação do evento, que destacou a vertente do enoturismo, apresentou ainda produtos regionais, workshops e masterclasses. Durante três dias, instalou-se no Pátio da Galé, Lisboa, uma grande montra vínica, onde não faltaram os clássicos e as mais recentes novidades.

Simples curiosos ou enófilos mais conhecedores puderam ainda participar em masterclasses e workshops dirigidos pelos sommeliers e colaboradores da Revista de Vinhos, João Chambel e Manuel Moreira. Num formato informal e descontraído, foi possível apreender dicas e conselhos sobre o consumo de vinhos, assim como as especificidades dos vinhos das duas regiões. “Dois Tesouros de Lisboa: Vinhos de Carcavelos e Aguardente da Lourinhã” e “Setúbal e Palmela: Vinhos Brancos Muito Especiais” foram dois dos temas das masterclasses. “Provar como um Profissional”, “Vinhos para o Dia-a-Dia” e “Vinhos de Lisboa e Setúbal na Mesa de Páscoa” serão o mote dos workshops

Na vertente gastronómica, VINHOS NO PÁTIO teve degustação de produtos tradicionais e petiscos. O cardápio incluiu também tiborna de queijo cabra, beringela, tomate confitado e pesto de manjericão; croquetes de polvo com mostarda, tinta de choco e mel; e chamuças de atum com coulis de manga e mostarda em grão, tudo assinado pelo restaurante Can The Can.

VINHOS NO PÁTIO é promovido pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e pelas Comissões Vitivinícolas das Regiões (CVR) de Lisboa e da Península de Setúbal, com produção da EV-Essência do Vinho.

por Revista de Vinhos