Winelands lança dois roteiros tendo como guia Rogerio Ruschel, editor de In Vino Viajas

Por Rogerio Ruschel

Meu estimado leitor ou leitora, estou muito feliz e quero compartilhar com você esta alegria: realizando um sonho, estou lançando dois roteiros de viagens em Portugal dos quais sou o guia, projeto em parceria com uma das mais respeitadas agências de turismo receptivo do país. Há pelo menos três anos penso em montar um roteiro valorizando a cultura do vinho em terras portuguesas, muitos leitores e amigos me incentivavam e até tive convite para fazer isso, mas faltava algo que agora tenho: senioridade, experiência e um certo grau de humildade. Na foto abaixo, a Sala do Capitulo em Beja, capital do Médio Alentejo, onde já fui da comissão julgadora do concurso de vinhos Vinipax.

Pois é, finalmente depois de muitos anos conhecendo, perguntando e pesquisando e como resultado de uma viagem de 30 dias fazendo uma road-trip pelo país para visitas detalhadas, estão prontos dois roteiros de enoturismo e cultura do vinho em Portugal dos quais serei monitor: Degustar Portugal em Setembro (5 a 15/09) e Degustar Portugal em Outubro (10 a 20/10) by Rogerio Ruschel. Para chegar a eles me associei a DOC DMC-Winelands Portugal, empresa de turismo receptivo em Lisboa conhecida pela excelência de serviços, criada por Susanna Tocca, pioneira em enoturismo em Portugal.

Aos roteiros desenvolvidos por Susanna fui agregando sugestões do que eu mesmo gosto em Portugal (como os campos do Alentejo, na foto acima) e também as preferências de meus leitores, pessoas de bom gosto, e assim chegamos a dois roteiros feitos não para enólogos e especialistas, mas para quem sabe o que é um bom vinho e aprecia um bom prato da melhor culinária portuguesa, como o da foto abaixo.

Mas para agradar pessoas que além de comer e beber apreciam também paisagens, aldeias e recantos encantadores; arte, história e arquitetura marcantes e lendas e costumes de identidade territorial e comunitária.

A alguns dos melhores destinos enológicos agreguei alguns dos mais relevantes Patrimônios da Humanidade de Portugal – e tudo isso será apreciado sem correrias – como passeios de tuk-tuk no centro histórico do Porto, abaixo.

Se você está planejando viajar a Portugal este ano e quiser a minha companhia, esta é uma excelente oportunidade. São dois roteiros de 11 dias, em setembro ou outubro, all-inclusive, nos quais vou levar um grupo máximo de 16 pessoas em ônibus ou micro-ônibus de luxo para conhecer 8 vinícolas no Douro, Dão, Évora (foto abaixo, a Praça do Giraldo) e Alentejo.

Vamos visitar 8 vinícolas de classe e com identidade territorial, todas com degustação e almoço, uma queijaria na Serra da Estrela (onde vamos conhecer simpáticas cabras como a que fotografei há 2 anos, na foto abaixo), a maior fábrica de cortiça do mundo e uma tanoaria que recupera barris de carvalho – além de passeios e visitas selecionadas em Lisboa e Porto, ao Lago Alqueva no Alentejo (foto acima) e ao vale do rio Douro (foto da abertura).

No roteiro vamos conhecer vários Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela Unesco. Um deles começa em Porto (onde poderemos conhecer a Livraria Lello, uma das mais lindas do mundo e que inspirou as historias de Harry Poter, foto abaixo) e termina em Lisboa, e o outro faz o roteiro contrário – sem perda das atrações selecionadas e negociadas para os participantes. Também abaixo uma foto do Mercado Time Out em Lisboa.

Os pacotes incluem a hospedagem em hoteis com identidade e personalidade com, no mínimo 4 estrelas, todos os traslados e toda a parte terrestre; inclui a compra de passagens aéreas com preços especiais já bloqueados na TAP e são all-inclusive (exceto algumas refeições e despesas pessoais). Mas se você quiser utilizar seu programa de fidelidade para comprar as passagens não tem problema.

Vamos conhecer a estação de trem do Pinhão (acima) e duas das vinicolas mais badaladas do Douro (Quinta da Pacheca e a Quinta do Seixo – onde tirei a foto abaixo), e adegas excepcionais como a Casa do Santar, no Dão, a Herdade de João Portugal Ramos em Estremoz, e a internacional Herdade do Esporão em Évora (na foto abaixo, com o enólogo Rui Flores, da adega).

E certamente eu não seria guia de um grupo que não pudesse conhecer o Castelo de Monsaraz, no Alentejo (foto abaixo), um dos mais belos lugares de Portugal e onde – confesso – chorei de emoção quando lá estive pela primeira vez.

Tudo foi planejado em detalhes. Dos dois dias em Lisboa onde vamos visitar a sala de provas da ViniPortugal e explorar a cidade através dos seus miradouros, elétricos e elevadores degustando as melhores iguarias, reservei uma tarde livre para programas pessoais – e vamos sugerir vários, como a visita ao Palácio da Pena, em Sintra, abaixo – ou para relaxar no El Corte Inglés, a enorme e simpática loja de departamentos para você colocar algumas lembrancinhas na mala, a preços convidativos, antes de voltar para o Brasil.

Para manter o padrão profissional e o conforto dos meus convidados e facilitar a comercialização e a operacão do roteiro a partir do Brasil, eu e a Winelands fizemos uma parceiria com a Barbarela Turismo, especialista em Enoturismo em São Paulo, onde a Renata vai atendê-lo (a) com muita atenção e explicar as facilidades de pagamento, uso de cartões de crédito e tudo o mais que você precisar saber.

Assim temos especialistas em todo o processo: no emissivo, no roteiro e no receptivo. Se você gosta do que escrevo e acha que tenho tanto bom gosto quanto você, vem comigo. Vamos conhecer a Portugal que eu amo e degustar algumas das maravilhas daquela terra.

Baixe o programa detalhado aqui http://www.barbarelaturismo.com.br/

Entre em contato com a Renata da Barbarela Turismo aqui: renata@barbarelaturismo.com.br

Se preferir, fale comigo por SMS aqui +55 11 999 743 187 ou por e-mail aqui: rogerio@invinoviajas.com

Veja o que escrevi sobre alguns dos lugares que vamos visitar: Douro: https://goo.gl/GtzS5YMonsaraz: https://goo.gl/9zxGUcQuinta do Seixo: https://goo.gl/qv4QAQCartuxa: https://goo.gl/yLtksj