Associação das Rotas de Vinhos de Portugal (ARVP) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vão levar a cabo treze Ações de Benchmarking nas várias regiões vitivinícolas de Portugal, através da realização de visitas e reuniões de trabalho, com o objetivo de promover uma rede integrada de informação enoturística e seus players.
A primeira ação terá lugar nos próximos dias 30 e 31 de Janeiro, iniciando-se em Palmela, na sede da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.
Assim, convidam a ARVP e a AMPV a acompanhar esta visita, naquela que é uma das Rotas mais prestigiadas do país, num projeto regional que conta quase com duas décadas de existência e que contribuiu para o desenvolvimento e a qualificação do mundo vinhateiro e do turismo da Região de Setúbal.
O Programa será composto pela visita e descoberta a alguns dos novos espaços enoturísticos, complementados pelos locais mais emblemáticos da região, através dos quais permite conhecer os seus modelos de trabalho, cooperando assim para o estreitamento de contactos e iniciativas.
Cada encontro é estruturado através de cinco grupos de trabalho que vão avaliar a oferta enoturística, sendo eles:
1. Parcerias (projetos conjuntos e complementares – agenda comum): Câmaras municipais, Associações de Desenvolvimento Local; Entidades Regionais de Turismo; Comissões Vitivinícolas Regionais; Turismo de Portugal; Entidades Empresarias; Outras associações locais e regionais;
2. Gestão e Infra-Estrutura (políticas públicas, planos público privados, financiamentos, planejamentos, normas, classificações, capacitação, qualidade): Instituições de ensino, setor público e privado, responsáveis pela elaboração de projetos, agências financiadoras e outros;
3. Sustentabilidade e Wine Moderation (ambiental, social, economia, cultural e política) e Acessibilidade (universal): empreendedores, setor público, legislação, promoção da campanha do consumo moderado do vinho;
4. Produto Enoturístico (o composto da oferta enoturística – ver objetivo final): empreendedores de todos os setores, setor público, entidades;
5. Marketing: qual a identidade regional? – Identificar canais e formas de divulgação, características da demanda, pesquisas e monitoramento;
O convite é destinado a uma pessoa por entidade, estando os transfers e alimentação assegurados entre os locais de visita.Caso seja necessário alojamento, enviamos algumas sugestões, contudo informamos que essa despesa não se encontra assegurada no Programa da visita.
Solicitamos a confirmação da inscrição no Grupos de Trabalho até ao próximo dia 25 de Janeiro, junto da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, através dos contactos info@rotavinhospsetubal.com ou 212 334 398. As inscrições são limitadas aos lugares disponíveis.